Plástico e Ambiente


            HISTORIA DO PLÁSTICO E O MEIO AMBIENTE

As sacolas de plástico podem permanecer mil anos no meio ambiente.
Com a quantidade de petróleo necessária para fabricar uma bolsa de plástico, um carro poderia percorrer 115 metros.
Usa-se 70% a menos de energia para reciclar plástico do que para fabricar plástico novo.
Na remota ilha Midway, no Oceano Pacífico, encontraram-se restos de sacolas de plástico nos esôfagos de 90% das crias de albatroz.
O plástico mata cada ano cerca de 1 milhão de aves marinhas, 100.000 mamíferos e inumeráveis peixes.
Em Bangladesh, Taiwan, Austrália, África do Sul e algumas zonas da Índia, é proibido o uso de certo tipo de sacolas de plástico nas lojas.
Na Irlanda e Dinamarca existe um imposto pelo uso de sacolas de plástico, para reduzir seu consumo.
O presidente do Clean Up the World, Ian Kiernan, fundou a campanha ao notar enquanto navegava ao redor do mundo, a quantidade de plástico e resíduos que bóia no oceano. Exija que seu supermercado use sacolas biodegradáveis que já existe no mercado.

Hoje o plástico faz parte de nossa vida. Observando o ambiente, nota-se que grande parte dos utensílios - dos óculos à sola de sapato, do móvel de cozinha ao painel do automóvel - é feita deste material.


MAS DE ONDE VÊM OS PLÁSTICOS?

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e que pode ser moldado de várias formas, sem se quebrar. Pertence ao grupo dos polímeros, moléculas muito grandes, com características especiais e variadas.

 
Algumas das razões para tanto sucesso do plástico são sua leveza (o que facilita o transporte), o fato de ser maleável e não se estilhaçar quando se quebra.


 TIPOS DE PLÁSTICOS

Existem muitos tipos de plásticos. Os mais rígidos, os fininhos e fáceis de amassar, os transparentes, etc..

São divididos em dois grupos de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorígidos.

Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondem a 80% dos plásticos consumidos.

Os termorígidos ou termofixos são aqueles que não derretem e que apesar de não poderem ser mais moldados, podem ser pulverizados e aproveitados como carga ou serem incinerados para recuperação de energia.


Tipos
   
Aplicações

TERMOPLÁSTICOS
1. PET - Polietileno Tereftalato     Frascos de refrigerantes, produtos farmacêuticos, produtos de limpeza, mantas de impermeabilização e fibras têxteis;

2. PEAD - Polietileno de Alta Densidade     Embalagens para cosméticos, produtos químicos e de limpeza, tubos para líquidos e gás, tanques de combustível para veículos automotivos;

3. PVC - Policloreto de Vinila     Frascos de água mineral, tubos e conexões, calçados, encapamentos de cabos elétricos, equipamentos médico-cirúrgicos, esquadrias e revestimentos.

4. PEDB - Polietileno de Baixa Densidade     Embalagens de alimentos, sacos industriais, sacos para lixo, lonas agrícolas, filmes flexíveis para embalagens e rótulos de brinquedos;

5. PP - Polipropileno     Embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, seringas descartáveis, equipamentos médico-cirúrgicos, fibras e fios têxteis, utilidades domésticas, autopeças (pára-choques de carro);

6. PS - Poliestireno     Copos descartáveis, placas isolantes, aparelhos de som e tv, embalagens de alimentos, revestimento de geladeiras, material escolar;

7. Outros     Plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores,

TERMORRÍGIDOS: PU - Poliuretanos, EVA - Poliacetato de Etileno Vinil etc     Solados de calçados, interruptores, peças industriais elétricas, peças para banheiro, pratos, travessas, cinzeiros, telefones e etc.


A RECICLAGEM ...

O plástico pode ser reaproveitado de três maneiras:
 
    RECICLAGEM ENERGÉTICA - ele é queimado liberando um calor muito forte (superior ao do carvão e próximo ao produzido pelo óleo combustível) que é aproveitado na forma de energia.

    RECICLAGEM QUÍMICA – ele é "desmontado" por aquecimento e a matéria-prima pode então ser utilizada novamente na indústria petroquímica.

    RECICLAGEM MECÂNICA - no Brasil, é a mais utilizada; é mais barata e mantém uma boa qualidade do produto:

Para facilitar a separação dos materiais plásticos para a reciclagem, foram estabelecidos códigos para diferenciar cada tipo.

Alguns exemplos dos tipos mais utilizados:

PET - (polietileno tereftalado) - garrafas de refrigerante, sucos e óleo de cozinha, Essas embalagens são transparentes e fabricadas em diversas cores.





PEAD - (polietileno de alta densidade) - frascos de shampoo e maquiagem, baldes, utensílios domésticos.

V ou PVC - (policloreto de vinila) - tubos e conexões de encanamento; alguns frascos de detergente, pastas para material escolar, calçados. É mais rígido, porém resistente.





PEBD - (polietileno de baixa densidade) - plástico "filme" - sacos plásticos de lixo, brinquedos. São finos e bastante flexíveis.

PP - (poliproprileno) - plásticos "filme" de proteção de alimentos, peças de automóveis.




PS – (poliestireno) - copos plásticos; sacos de batata.

OUTROS – Utilizados em eletrodomésticos, aparelhos telefônicos, revestimentos diversos, pisos, etc.




SEÇÕES PRINCIPAIS SEÇÕES GUIA MATERIAIS GERAIS PRODUTOS PLÁSTICOS PRODUTOS PLÁSTICOS PRODUTOS PLÁSTICOS
> HIPERMERCADO DOS PLÁSTICOS > MAQUINAS E EQUIPAMENTOS > BRINQUEDOS > FRASCOS COSMÉTICOS > TELHAS PLÁSTICAS > ACESSÓRIOS MÓVEIS
> MERCADO DE PLÁSTICOS > MOLDES E FERRAMENTAS > BRINDES > POTES HERMÉTICOS > FORROS PVC > MÓVEIS PLÁSTICOS EM KIT
> PLÁSTICOS INDUSTRIAIS > MÁQUINAS USADAS > CONSTRUÇÃO CIVIL > EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS > TUBOS, MANGUEIRAS > MADEIRA PLÁSTICA
> PEÇAS INDUSTRIAIS > BOLSA DE RECICLADOS > MÓVEIS PLÁSTICOS > PEÇAS INJETADAS > CAIXAS DE ÁGUA > BOBINAS E BOMBONAS
> UTILIDADES DOMÉSTICAS > PRODUTOS PLÁSTICOS > PRODUTOS RURAIS > EMBALAGENS BLISTER > CONEXÕES > FILMES PLÁSTICOS
> EMBALAGENS > TECNOLOGIA E CONSULTORIA > EMBALAGENS AGRÍCOLAS > TERMOFORMADOS > CHAPAS PLÁSTICO > ARTIGOS ESPORTIVOS
> ARTIGOS ESCRITÓRIO > PRODUTOS RECICLADOS > PLÁSTICOS AUTOMOTIVOS > CAIXAS POLIPROPILENO > CAIXAS PLÁSTICAS > ARTIGOS LAZER
> ARTIGOS DOMÉSTICOS > SUPRIMENTOS PLÁSTICOS > CONECTORES > CAIXAS POLIETILENO > ELETRODOMÉSTICOS > JARDINAGEM
> ARTIGOS ESCOLARES > RESINAS PLÁSTICAS > LANTERNAS AUTOMOTIVAS > CAIXAS DOBRÁVEIS > EPI / ÓCULOS > INDÚSTRIA

Copyright © 2010 1Guia.NET.
Todos os direitos reservados.