Plástico de A a Z

 

PLÁSTICOS de A a Z

- Acrílico
Polimetacrilato de metila ou PMMA. É um polímero termoplástico vítreo de alta transparência.

- Adesivo maleico
Monômero enxertado no PP para proporcionar polaridade.

- Agentes desmoldante 
São substâncias que promovem a extração do produto moldado, estas substâncias podem ser internas ou externas: as internas são adicionadas na polimerização ou em mistura logo após, e o material ao ser moldado terá este agente migrador que facilitará a extração ; as externas podem ser na forma de spray ou pó, que são aplicados à superfície do molde antes da injeção , promovendo então a posterior extração do produto moldado. 

- Amorfo
Os polímeros amorfos são, aqueles que tem seus arranjos moleculares desordenados, por ex.: PMMA, PC, PS e outros, portanto são transparentes.

- Biocida 
Substância que protege um polímero da biodegradação, normalmente contém cobre, mercúrio ou titânio. 

- Biodegradação 
Tratando-se de polímeros, é a degradação causada pela ação de fungos ou bactérias. 

- Caseína 
Substância encontrada no leite. Aquecendo num recipiente, leite mais vinagre, pode-se obter uma espécie de polímero caseiro. ( não tente esta experiência, sem maiores detalhes ) 

- Casting
Monômeros líquido do Nylon 6 que polimerizam e se tornam sólidos à pressão atmosférica.

- Colágeno
Proteína encontrada em tecidos animais, tais como pele, ossos, cartilagens e outros. É uma molécula de alto peso molecular, é um polímero natural.

- Co-injeção
É o processo de injeção de dois polímeros num mesmo produto e numa mesma injetora.

- Copolimero 
Polímero obtido na copolimerização, por mais de um tipo de monômero.

- Compósito
Nome dado ao material constituído de duas fases: Matriz e Reforço.

- Composto
Nome dado à mistura do polímero com aditivos.

-Corpo ablador 
Tratando-se de plásticos, é o produto fabricado em resinas poliméricas, o qual será submetido ao processo de ablação, que tem por finalidade, remover camadas superficiais por fontes de energia / calor, como por exemplo: gravação a laser. 

- Cristal
Massa de moléculas dispostas de forma organizada. Onde num cristal polimérico as cadeias se encontram alinhadas e unidas por forças intermoleculares.

- Cristalino 
Ao contrário dos polímeros amorfos, estes tem seus arranjos moleculares ordenados ou direcionados, portanto são opacos.

- Degradação polimérica
São reações químicas que podem ocorrer de forma destrutiva, onde haverá alterações estruturais causando modificações irreversíveis em suas propriedades.

- Elastomeros
São polímeros que apresentam um estado elástico na temperatura ambiente, são popularmente conhecidos como borrachas, onde estes tem capacidade de esticar e voltar ao seu estado normal de partida.

- Fibras
Podem ser polímeros orgânicos ou inorgânicos com estruturas alongadas, definidos por uma condição geométrica onde o comprimento é maior que cem vezes o diâmetro desta fibra.

- Funcionalizar polímeros
É promover uma reação no final de cadeias poliméricas já formadas, onde haverá o aumento destas através da junção à outras cadeias.

- Gás de hulla
São mesclas de gases produzidos a partir do carvão betuminoso, sendo seus principais constituintes o hidrogênio, o metano e o monóxido de carbono.

- Gás inerte
São gases que não reagem quimicamente com a matéria a qual estão em contato. Gases nobres são todos gases inertes.

- Hidrofóbico 
São polímeros que não permitem a passagem da água, ou seja, tem fobia de água. 

- Hidrogel 
Material polimérico que tem como característica principal : grande capacidade de absorver água, tendo 
principal aplicação na área biomédica. 

- Janela de processo 
Num gráfico de pressão de injeção em função de sua velocidade, na curva encontra-se uma janela ideal 
para o processo, um pequeno intervalo de tempo na base da curva. 

- Matriz Polimérica
Num compósito a matriz é o material onde se encontra o reforço, ou seja, o material predominante é o polímero.

- Monodispersos 
São polímeros cujas as cadeias são de mesmo tamanho, somente são encontrados na natureza, como por exemplo: couro, celulose, borracha natural etc. 

- Monômero 
Substância que da origem ao Polímero 

- Nylon
O mesmo que poliamida !
Nome dado por W.H.Carothers da Du Pont, às poliamidas geradas por condensação. Onde existem duas versões para criação deste nome "Nylon":
a) Iniciais de uma frase - Now you are lost old nippon
b) A soma da derivação de - Nova York e Londres

-Plástico 
É o mesmo que Polímero sintético, mas por definição pode-se dizer que: Plásticos são materiais sintéticos que, podem ser transformados por vários processos, principalmente mediante a ação de calor e pressão. 

-Parison 
Pré-forma extrusada ou injetada, normalmente em em formato de tubo, que será utilizada posteriormente no processamento por sopro, por exemplo: fabricação de galões ou garrafas. 

- Plastômetro
Aparelho dedicado à medição de fluidez de um termoplástico, os resultados podem ser dados em g/10` ou cm³/10`

- Polidispersos 
São polímeros cujas as cadeias não tem mesmo tamanho, são todos os polímeros sintéticos 

-Polimerização 
Existem vários tipos de polimerizações, mas de forma geral é o processo que transforma um ou vários 
monômeros em polímeros, basicamente através de temperatura, pressão e catalizadores. 

- Polímero 
Macromolécula formada por várias unidades repetitivas de meros - Poli = muitos Meros = partes - , onnde se inclui o nosso conhecido Plástico 

- Poliolefinas 
São termoplásticos semi-cristalinos sintetizados a partir das olefinas (originários de monômeros de hidrocarboneto alifático insaturado), que podem ser transformados por quase todos os processos convencionais, e com facilidade. Tem baixo preço comercial, boa resistência química e bom isolamento elétrico, portanto ampla utilização no mundo dos plásticos, dentre os principais estão o PE e PP.

-POLIPROPILENOS
Os trabalhos de Natta e Ziegler que permitiram conseguir polímeros de etileno a partir das olefinas abriram o caminho para a obtenção de outros polímeros. 

A fabricação do polipropileno se inicia em 1957. 

Este plástico, também com uma estrutura semicristalina, superava em propriedades mecânicas ao polietileno, sua densidade era a mais baixa de todos os plásticos, e seu preço também era muito baixo, mas tinha uma grande sensibilidade ao frio, e a luz ultravioleta, o que o fazia envelhecer rapidamente. Por este motivo seu uso se reduziu a umas poucas aplicações. 

Mas o descobrimento de novos estabilizantes à luz, e a maior resistência ao frio conseguida com a polimerização do propileno-etileno, e a facilidade do PP de admitir cargas como fibra de vidro, talco, amianto, e os baixos preços lhe dão grande auge na sua utilização. 

Utiliza-se para muitas peças de automóveis, como por exemplo, os pára-choques, em carcaças de eletrodomésticos e caixas de baterias, e outras máquinas. 

Ao ter uma estrutura lineal se utiliza para ráfias e mono filamentos, fabricação de carpetes, cordas, sacos em tecidos, fitas para embalagens. 

Suporta bem temperaturas altas perto dos 100 ºC , logo pode ser utilizado para encanamentos de fluidos quentes. 

Também pode se encontrar nas embalagens de medicamentos, de produtos químicos, e principalmente de alimentos que devem ser esterilizados embalados ainda quentes.

Finalmente se utiliza em forma de filme já que tem una grande transparência e boas propriedades mecânicas: fitas auto adesivas.

 

- Reologia 
É o estudo do comportamento e ou deformação dos materiais durante fluxo 

- Taxa de compressão 
É o ato de reduzir volumes, onde tratando-se de injeção plástica, esta relacionada com a redução de volume do material na rosca de injeção, sendo da zona de alimentação para zona de homogeneização. Roscas universais tem em média a taxa de compressão 2:1 

- Tempo de Residência 
Também conhecido como tempo de permanência, este é o tempo que o polímero fica exposto às fontes de calor no canhão de injeção, desde a dosificação até a injeção. 

- Variotherm 
É um processo de moldagem por injeção, onde o molde é aquecido a altas temperaturas e resfriado após injeção. Utilizado em moldes com muitas e pequenas cavidades.

- Vulcanização
Descoberta por Charles Goodyer este nome foi dado em honra ao deus Vulcano - das profundezas e do fogo. É o processo químico que confere à borracha estabilidade, elasticidade, resistência mecânica, reduzindo a sensibilidade ás variações de temperaturas.

Fonte: www.ecopolimeros.com.br

SEÇÕES PRINCIPAIS SEÇÕES GUIA MATERIAIS GERAIS PRODUTOS PLÁSTICOS PRODUTOS PLÁSTICOS PRODUTOS PLÁSTICOS
> HIPERMERCADO DOS PLÁSTICOS > MAQUINAS E EQUIPAMENTOS > BRINQUEDOS > FRASCOS COSMÉTICOS > TELHAS PLÁSTICAS > ACESSÓRIOS MÓVEIS
> MERCADO DE PLÁSTICOS > MOLDES E FERRAMENTAS > BRINDES > POTES HERMÉTICOS > FORROS PVC > MÓVEIS PLÁSTICOS EM KIT
> PLÁSTICOS INDUSTRIAIS > MÁQUINAS USADAS > CONSTRUÇÃO CIVIL > EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS > TUBOS, MANGUEIRAS > MADEIRA PLÁSTICA
> PEÇAS INDUSTRIAIS > BOLSA DE RECICLADOS > MÓVEIS PLÁSTICOS > PEÇAS INJETADAS > CAIXAS DE ÁGUA > BOBINAS E BOMBONAS
> UTILIDADES DOMÉSTICAS > PRODUTOS PLÁSTICOS > PRODUTOS RURAIS > EMBALAGENS BLISTER > CONEXÕES > FILMES PLÁSTICOS
> EMBALAGENS > TECNOLOGIA E CONSULTORIA > EMBALAGENS AGRÍCOLAS > TERMOFORMADOS > CHAPAS PLÁSTICO > ARTIGOS ESPORTIVOS
> ARTIGOS ESCRITÓRIO > PRODUTOS RECICLADOS > PLÁSTICOS AUTOMOTIVOS > CAIXAS POLIPROPILENO > CAIXAS PLÁSTICAS > ARTIGOS LAZER
> ARTIGOS DOMÉSTICOS > SUPRIMENTOS PLÁSTICOS > CONECTORES > CAIXAS POLIETILENO > ELETRODOMÉSTICOS > JARDINAGEM
> ARTIGOS ESCOLARES > RESINAS PLÁSTICAS > LANTERNAS AUTOMOTIVAS > CAIXAS DOBRÁVEIS > EPI / ÓCULOS > INDÚSTRIA

Copyright © 2010 1Guia.NET.
Todos os direitos reservados.