Avaliação de riscos


Avaliação de riscos à saúde
e ao Meio Ambiente

São sete: avaliação de riscos à saúde nos locais de trabalho; investigação e reporte de doenças relacionadas ao trabalho; avaliação de impactos à saúde das comunidades vizinhas; engenharia de fatores humanos em novos projetos; administração de produtos de forma ética e responsável com relação aos aspectos de saúde, segurança e meio ambiente; avaliação das condições físicas e psicológicas do trabalhador que exerce uma tarefa crítica específica; e plano de emergências médicas.

 Já o programa de Saúde para Viajantes engloba as informações necessárias para os funcionários que precisam viajar para qualquer parte do mundo. Um site disponível na Intranet conta com orientações sobre prevenção, relacionando, por exemplo, as vacinas que devem ser tomadas, informações para mulheres grávidas e crianças, dicas sobre mudanças climáticas, entre outras. Além disso, há um serviço especializado em medicina de viagem atendendo os casos que precisam de orientação específica no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Redução de água: Desenvolver uma série de iniciativas para conscientizar os colaboradores e a comunidade sobre a importância da reeducação no consumo de água, tanto na empresa como nas residências.

      
Redução de energia: Implantar uma série de medidas para reduzir o consumo de energia, principalmente por causa da grande dificuldade pela qual o Brasil está passando nos últimos anos com o racionamento.

      
Projeto Meio Ambiente no Cliente: Desenvolver  projeto de reciclagem direcionado aos seus clientes. O projeto "Meio Ambiente no Cliente" tem por objetivo conscientizar os laboratórios  em todo o país para dar destinação apropriada aos resíduos dos produtos.
      
Reciclagem: Enviar para reciclagem a maioria dos produtos com os quais trabalha, entre eles metais, aço inox, alumínio, cobre, cabo/fios, papelão, papel/aparas, papel/base, plásticos, poliéster, tambores, isopor, madeira, vidro, óleo, alimentos, pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias.

      
Emissão de poluentes: Diminuir a emissão de poluentes  instalando  caldeira movida a gás natural, em substituição ao antigo equipamento que operava a óleo.possibilitando a redução de material particulado e a emissão de CO² e, conseqüentemente, ganho de produtividade.

      
Abiquim:  Programa de Atuação Responsável da ABIQUIM - Associação Brasileira de Indústrias Químicas - e com isso tem desenvolvido uma série de projetos voltados ao Meio Ambiente. Um deles é a criação de uma Norma de Boas Práticas para manuseio e descarte de efluentes fotoquímicos. Essa norma será válida para todas as empresas do setor de imagens amadoras e profissionais, de saúde e artes gráficas.

      
Patrulheiros ambientais: Este é um projeto desenvolvido por colaboradores da Kodak de São José e Manaus, junto a escolas municipais, na proximidade da empresa, com o objetivo de formar agentes multiplicadores em preservação e conscientização ambiental.

Educar, capacitar e comprometer os trabalhadores , envolvendo fornecedores, comunidades, órgãos competentes, entidades representativas dos trabalhadores e demais partes interessadas;

Atuar  na promoção da saúde, na proteção do ser humano e do meio ambiente mediante identificação, controle e monitoramento de riscos, adequando a segurança de processos às melhores práticas mundiais e mantendo-se preparada para emergências;

Assegurar a sustentabilidade de projetos, empreendimentos e produtos ao longo do seu ciclo de vida, considerando os impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social;

Considerar a ecoeficiência das operações e produtos, minimizando os impactos adversos inerentes às atividades da indústria.


Centros de Defesa Ambiental

Rapidez e eficácia no combate a emergências

A Petrobras, seguindo os mais modernos padrões internacionais, instalou no país nove CDAs (Centro de Defesa Ambiental), cujo objetivo é assegurar máxima proteção a suas unidades operacionais em caso de emergência. Localizados em pontos estratégicos de operação da empresa, os CDAs cumprem uma função de apoio. Ou seja, complementam os planos de contingência locais já existentes nos terminais, refinarias e demais unidades de negócio e de serviço da Companhia.
Ao mesmo tempo, os CDAs representam substancial reforço para os planos de contingência regionais da Petrobras. Devido à sua proximidade do Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, o CDA de São Paulo pode dar suporte, quando necessário, aos demais CDAs, aumentando ainda mais a capacidade de resposta da empresa em caso de acidentes.

Treinamentos, simulados e mapas de sensibilidade

Todos os CDAs estão equipados com barcos recolhedores, balsas, dispersantes químicos, agentes bioremediadores e até 20 mil metros lineares de barreiras de contenção e absorção de óleo, que podem rapidamente ser deslocados para combater emergências em qualquer parte do país. Em média, cada CDA é operado por 20 profissionais treinados e que, se necessário, podem comandar até 1.000 pessoas numa operação.
Além disso, através da análise de comportamento de marés, ventos, correntezas e da sensibilidade ambiental (mapas de sensibilidade) os CDAs estão em constante desenvolvimento, de modo a abreviar ao máximo o tempo de resposta e os impactos ambientais decorrentes de acidentes. Os CDAs realizarão, periodicamente, exercícios simulados de vazamento de óleo, visando aprimorar a integração de todos os envolvidos nos planos de contingência.

Entre em contato com os Centros de Defesa Ambiental em todo o Brasil

Telefones- 24 horas


Amazônia - (92) 3616.4128

Maranhão - (98) 3217.3300

Rio Grande do Norte - (84) 3235.5555

Bahia - (71) 3642.3344

Centro-Oeste - (62) 3206.8743

Bacia de Campos - (22) 2773. 6411

Rio de Janeiro - (21) 2677. 2002

São Paulo - (11) 6460.5812

Sul - (47) 3341.3590

SEÇÕES PRINCIPAIS SEÇÕES GUIA MATERIAIS GERAIS PRODUTOS PLÁSTICOS PRODUTOS PLÁSTICOS PRODUTOS PLÁSTICOS
> HIPERMERCADO DOS PLÁSTICOS > MAQUINAS E EQUIPAMENTOS > BRINQUEDOS > FRASCOS COSMÉTICOS > TELHAS PLÁSTICAS > ACESSÓRIOS MÓVEIS
> MERCADO DE PLÁSTICOS > MOLDES E FERRAMENTAS > BRINDES > POTES HERMÉTICOS > FORROS PVC > MÓVEIS PLÁSTICOS EM KIT
> PLÁSTICOS INDUSTRIAIS > MÁQUINAS USADAS > CONSTRUÇÃO CIVIL > EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS > TUBOS, MANGUEIRAS > MADEIRA PLÁSTICA
> PEÇAS INDUSTRIAIS > BOLSA DE RECICLADOS > MÓVEIS PLÁSTICOS > PEÇAS INJETADAS > CAIXAS DE ÁGUA > BOBINAS E BOMBONAS
> UTILIDADES DOMÉSTICAS > PRODUTOS PLÁSTICOS > PRODUTOS RURAIS > EMBALAGENS BLISTER > CONEXÕES > FILMES PLÁSTICOS
> EMBALAGENS > TECNOLOGIA E CONSULTORIA > EMBALAGENS AGRÍCOLAS > TERMOFORMADOS > CHAPAS PLÁSTICO > ARTIGOS ESPORTIVOS
> ARTIGOS ESCRITÓRIO > PRODUTOS RECICLADOS > PLÁSTICOS AUTOMOTIVOS > CAIXAS POLIPROPILENO > CAIXAS PLÁSTICAS > ARTIGOS LAZER
> ARTIGOS DOMÉSTICOS > SUPRIMENTOS PLÁSTICOS > CONECTORES > CAIXAS POLIETILENO > ELETRODOMÉSTICOS > JARDINAGEM
> ARTIGOS ESCOLARES > RESINAS PLÁSTICAS > LANTERNAS AUTOMOTIVAS > CAIXAS DOBRÁVEIS > EPI / ÓCULOS > INDÚSTRIA

Copyright © 2010 1Guia.NET.
Todos os direitos reservados.